Mamoplastia
Cirurgia para mamas
Saiba mais
Mamoplastia inclui uma série de técnicas de procedimentos para melhora estética das mamas. Normalmente dividimos os preocedimentos em :
Mastopexia
É uma a técnica que levanta o tecido mamário caído (com ptose), e que geralmente está associada também à flacidez.
A característica dessa cirurgia está em tentar devolver um aspecto de mama mais juvenil às pacientes. Para isso o cirurgião lança mão de técnicas que retiram a o excesso cutâneo das mamas, podendo ou não incluir a colcação de implantes.
A cicatriz da cirurgia do levantamento da mama, com ou sem implante de silicone, pode ser apenas vertical, isto é, da aréola até o sulco da mama, ou associada com outra cicatriz no sulco da mama, também chamada de T invertido.
Mamoplastia redutora
Mamas muito grandes, conhecidas como gigantomastia, são alterações muito comum no nosso meio. Geralmente costumam promover sua queda precocemente, além de muitas alterações funcionais como dores na coluna, marcas nos ombros, alterações posturais e assaduras.
A técnica remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o corpo da paciente. As cicatrizes são o T invertido ou a periareolar. Mas tudo depende da mama da mulher, da quantidade de pele flácida retirada e o desejo de cada paciente.
Essa técnica também pode ou não estar associada a colocação de implantes mamários.
Mamoplastia de aumento / Prótese de mama
O implante de prótese mamária, ou mamoplastia de aumento, é um dos procedimentos de cirúrgicos mais realizados no Brasil.
Com o decorrer do tempo, fatores como idade, amamentação, alterações no peso, e apropria gravidade podem mudar o tamanho e a formato das mamas.
Mulheres que buscam alterações na forma e tamanho de suas mamas podem obter mamas mais firmes e atraentes com a inclusão de implantes mamários.
A cirurgia pode ser realizada com implantes de diversos formatos e texturas, por diversas vias como a inframamária (no sulco da mama), periareolar (na aréola) ou axilar. É importante ressaltar que o implante mamário não consegue corrigir as mamas caídas(ptose mamária). Nesses casos, geralmente é necessária uma mamoplastia associada a inclusão dos implantes.